Compartilhe

Uma nova maneira de tratar efluentes: Coagulantes

Efluentes são líquidos provenientes de alguma atividade humana ou industrial despejados nos corpos hídricos. Esse efluente deve ser tratado para atender a normas de despejos no meio ambiente. Uma etapa desse tratamento é o tratamento primário, que tem como objetivo a remoção de matérias orgânicas e sólidos suspensos que se encontram dispersos na solução. Para melhor rendimento dessa operação é adicionado coagulante/floculante. As impurezas dos efluentes possuem cargas negativas devido a absorção de íons presentes no meio, e por conta disso suas partículas se repelem. O coagulante/floculante desestabiliza essas cargas e assim ocorre formação de coágulos e posteriormente flocos, que tendem a se tornar densos e sedimentam.

O coagulante mais usado no Brasil é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3, porém o seu uso vem sido cada vez mais discutido devido ao seu alto impacto ambiental. Mesmo que usados em baixas dosagens, a existência de íons de sulfatos diminuem a qualidade da água, podendo até gerar problemas a saúde humana. Outro problema é o lodo gerado por esse coagulante, que por conter metais pesados (alumínio) impossibilita o reúso para outros fins.

Uma alternativa ecológica para esse problema é a substituição do sulfato de alumínio por taninos, que por se tratarem de componentes naturais reduzem o dano gerado nesse processo e ainda possibilita o reúso do lodo como adubo em certas plantações. O nosso produto NEV SL 10 é feito com taninos de última geração mais aditivos para melhorar o rendimento da sua ETE.

 

Fonte: RESENDE, Mariani de Ávila et al. Uso do tanino associado ao sulfato de alumínio como coagulantes para o tratamento de efluente de lavanderia industrial. 2018.


22/07/2020

Uma nova maneira de tratar efluentes: Coagulantes

Conheça mais

21/07/2020

Um resumo sobre oxidação em metais

Conheça mais

07/07/2020

Um resumo sobre a história do detergente: Parte I

Conheça mais