Compartilhe

Um resumo sobre oxidação em metais

A utilização de metais estão em quase tudo. Um parafuso, uma caneta, circuitos elétricos, basicamente tudo possui pelo menos um parte feita de componente metálico. Os metais revolucionaram os produtos e por sua vez a indústria. Porém os metais, como todos os outros materiais, oxida.

Mas o que é oxidação? Oxidação é o nome dado a reação química em que a matéria (átomo) perde elétrons (partícula atômica com carga negativa). Como diria Lavoisier: ‘nada se perde, nada se cria, tudo se transforma’, então outro material precisa receber esses átomos, esses matérias sofrem o processo de oxirredução.  

No caso das ligas de aço carbono, para que ocorra a oxidação o material precisa entrar em contato com a água (podendo ser até a umidade do ar) e o gás oxigênio. Apenas com esses elementos a ferrugem é formada.

O nosso fluido protetivo solúvel Nev Protec S26 é capaz de inibir o contato da peça com o ar e ainda assim ser feito à base de água, o que o torna simples de retirar.

Mas após as oxidação já ter ocorrido e a minha peça está com uma camada de óxido, como eu posso retirar esse óxido? Nossos desengraxantes ácidos possuem um alto rendimento de remoção de óxidos, deixando a sua peça com aspecto de praticamente nova.

 

Fonte: Coppermetal


22/07/2020

Uma nova maneira de tratar efluentes: Coagulantes

Conheça mais

21/07/2020

Um resumo sobre oxidação em metais

Conheça mais

07/07/2020

Um resumo sobre a história do detergente: Parte I

Conheça mais