Compartilhe

Um resumo sobre MQL: Parte I

Com os desastres ambientais ocorrendo cada vez mais frequentemente e com mais intensidade, temas como consumo de energia, poluição e resíduos gerados pela indústria estão cada vez mais em foque. Esses assuntos estão mudando a visão de como gerenciar os recursos dentro das industriais, para que processos alternativos sejam implantados para minimizar ou evitar a produção de resíduos que agridam o meio ambiente.

Um dos segmentos industriais mais afetados por essas mudanças é o usinagem. O uso de fluidos de corte que não são ecologicamente corretos está se tornando inviável do ponto de vista ambiental. Além do uso de fluidos de corte ecológicos (como os nossos da linha Cold e Corte) a técnica de Mínima Quantidade de Lubrificante vem se mostrado uma das melhores para a redução de resíduos descartados.

Mas o que é MQL? MQL é uma técnica que tem como principal fator o de utilizar totalmente o fluido de corte na usinagem, sem gerar resíduos. Essa técnica utiliza um baixo fluxo de fluido de corte sendo aplicado na peça a elevadas pressões. A lubrificação é assegurada pelo fluido e a refrigeração pelo ar comprimido. A quantidade a ser utilizada é calculada a partir do limite mínimo que reduz o atrito no corte, diminuindo a tendência de aderência. No final do processo de usinagem, com a evaporação praticamente total do fluido de corte, a peça e o cavaco saem limpas e prontas para o próximo processo ou venda.

 

Fonte: DE SAMPAIO ALVES, Manoel Cléber; BIANCHI, Eduardo Carlos; DE AGUIAR, Paulo Roberto. Influência das técnicas de mínima quantidade de lubrificante, refrigeração otimizada e refrigeração convencional na qualidade de peças produzidas com aços endurecidos no processo de retificação. Ingeniare. Revista chilena de ingeniería, v. 18, n. 2, p. 228-234, 2010.


22/07/2020

Uma nova maneira de tratar efluentes: Coagulantes

Conheça mais

21/07/2020

Um resumo sobre oxidação em metais

Conheça mais

07/07/2020

Um resumo sobre a história do detergente: Parte I

Conheça mais